Jogo do Tejo Cusco
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- Calcular freteO JOGO
É um jogo de origem Espanhola, dos mais antigos que se praticou neste Estado, temos notícias de sua prática por volta do ano de 1768, na cidade de Rio Grande. Tanto que agora, durante a restauração de um dos prédios mais antigos da cidade, foi encontrado restos de peças usadas para a prática desse jogo: exemplo as fichas de cerâmica que se usava para a realização do jogo do Tejo. Além do litoral Sul e parte da fronteira, foram encontradas notícias desse jogo, também, nas Missões.
A CANCHA
A cancha para realização do jogo do Tejo é constituída de 2 (dois) círculos, o menor com raio de 25 cm, e no centro deste, é escavado um buraco, de raio aproximado de 4 cm e profundidade de mais ou menos 4 cm. Na borda posterior do buraco é cravada uma adaga ou algo semelhante com lâmina de 3 a 4 cm de largura e não menor de 20 cm de altura. O círculo maior, com raio de 50 cm, fica com a raia distante 4 metros da borda anterior, onde se posicionará o jogador.
LANÇAMENTOS
Cada jogador executará dez lançamentos de fichas. O lançamento será executado, com o jogador posicionado atrás da raia de 4 metros.
PONTUAÇÃO
A ficha lançada, se tocar na lâmina da adaga e cair no buraco: 5 pontos
A ficha lançada se não tocar a adaga e, no entanto, cair no buraco: 4 pontos
A ficha lançada que ficar dentro dos limites do círculo menor (25 cm): 3 pontos
A ficha lançada que ficar dentro dos limites do círculo maior (50 cm): 2 pontos
A ficha lançada que ficar fora dos limites do círculo maior: -1 ponto
A ficha lançada que ficar sobre um dos raios de 25 cm ou 50 cm, não sendo totalmente clara a sua posição, valerá sempre a pontuação
maior.
A contagem dos pontos se dará após o lançamento de todas as fichas, somando-se os pontos positivos e subtraindo-se os negativos.