Você merece o melhor! Os melhores preços estão aqui!
Atualizando informações ...

Jogos Gaúchos Tetarfe

Produtos do kit

  • 1 unidade
  • 1 unidade
  • 1 unidade
  • Jogo Ferradura Cusco

    Ref: A47
    1 unidade
Ver todos os produtos do kit

Por:
R$ 899,99

ou 3x de R$ 300,00 Sem juros MasterCard - Vindi
* Aqui sua compra é 100% segura, compre com tranquilidade.
Simulador de Frete
- Calcular frete
Frete e prazo de entrega
Descrição Geral

O JOGO DA TAVA
A Tava, Taba ou Jogo do Osso como é popularmente conhecido, é, possivelmente, o mais tradicional do Rio Grande do Sul. Apesar de, por muito tempo ter sido visto como entretenimento, era jogado por aposta nos bolichos e canchas de carreira no interior, e carrega a personalidade peleadora do gaúcho, que não leva desaforo pra casa.

A CANCHA
A cancha deve ter 9 metros de comprimento total por 2 metros de largura. Nela, é marcado o “picador”, um espaço com terra molhada ou argila de 2 metros de comprimento por 2m de largura. Dentro do picador, deve ser delimitada a bacia de 50 cm x 50 cm.

TAVA
Antigamente era feito com o garrão do animal e atualmente deu lugar a uma peça de resina com as mesmas características. O osso apresenta a “suerte” e “culo”. A suerte é a parte superior, revestida com uma chapa dourada, forma um “S” e representa a sorte, portanto, quando o jogador arremessa e esse lado fica para cima, ganha um ponto. Se cravar uma das bordas no chão de argila da cancha, diz-se que tirou uma “suerte clavada” e, nesse caso, acumula dois pontos.
Já o culo é a parte inferior do osso, que recebe uma lâmina de metal mais escuro. Simboliza o azar. Quando esse lado cai para cima, o jogador perde um ponto. Assim como a suerte, há também o “culo clavado”, no qual se perdem dois pontos. Para equilibrar a peça, tanto a chapa dourada quanto a escura precisam ter o mesmo peso.

LANÇAMENTOS
Cada jogador faz 4 arremessos da tava e os pontos são somados ou diminuídos. As jogadas são intercaladas entre as equipes e os pontos são definidos pela posição da tava.

PONTUAÇÃO
SUERTE ou SORTE - Parte de bronze para cima: 1 ponto
SUERTE CLAVADA - quando a parte da Suerte fica para cima com ela cravada: 2 pontos
CULO - Parte de metal para cima: -1 ponto
CULO CLAVADO - quando a parte do Culo fica para cima com a Tava cravada: -2 pontos
GUESO ou OSSO - posição que não é nem "suerte" nem "culo", com qualquer dos lados não ferrados para cima: não vale pontos
31 - TOURO ou OSSO - variação do gueso com a Tava exatamente na vertical: não vale pontos

 


O JOGO DE FERRADURAS
Com origem nas fazendas, quando os peões exibiam sua habilidade, o Jogo da Ferradura, a exemplo do jogo de argolas, consiste em lançar três ferraduras em uma barra de ferro vertical que se encontra cravada no solo a uma distância de 5 metros, com a finalidade de circundá-la.

A CANCHA
A cancha para realização do jogo de Ferraduras deve ter 7 metros de comprimento por 2 de largura, com uma barra de ferro redonda de ½” (polegada) cravada ao solo, deixando para fora da terra 20cm, com a raia distante 5 metros da barra de ferro.

FERRADURAS
As 3 ferraduras são do tipo comum.

LANÇAMENTOS
Cada jogador lança as 3 ferraduras, uma de cada vez, em uma barra de ferro a uma distância de 5 metros, de tal forma que se prendam na barra de ferro.

PONTUAÇÃO
Se a ferradura bater na barra de ferro e prender-se antes de tocar o solo: 5 pontos
Se a ferradura tocar o solo antes de prender-se à barra de ferro: 2 pontos
Se a ferradura não prender-se à barra de ferro: não conta ponto algum.
Os pontos serão computados após o lançamento de cada ferradura.


O JOGO DO TEJO
É um jogo de origem Espanhola, dos mais antigos que se praticou neste Estado, temos notícias de sua prática por volta do ano de 1768, na cidade de Rio Grande. Tanto que agora, durante a restauração de um dos prédios mais antigos da cidade, foi encontrado restos de peças usadas para a prática desse jogo: exemplo as fichas de cerâmica que se usava para a realização do jogo do Tejo. Além do litoral Sul e parte da fronteira, foram encontradas notícias desse jogo, também, nas Missões.

A CANCHA
A cancha para realização do jogo do Tejo é constituída de 2 (dois) círculos, o menor com raio de 25 cm, e no centro deste, é escavado um buraco, de raio aproximado de 4 cm e profundidade de mais ou menos 4 cm. Na borda posterior do buraco é cravada uma adaga ou algo semelhante com lâmina de 3 a 4 cm de largura e não menor de 20 cm de altura. O círculo maior, com raio de 50 cm, fica com a raia distante 4 metros da borda anterior, onde se posicionará o jogador.

LANÇAMENTOS
Cada jogador executará dez lançamentos de fichas. O lançamento será executado, com o jogador posicionado atrás da raia de 4 metros.

PONTUAÇÃO
A ficha lançada, se tocar na lâmina da adaga e cair no buraco: 5 pontos
A ficha lançada se não tocar a adaga e, no entanto, cair no buraco: 4 pontos
A ficha lançada que ficar dentro dos limites do círculo menor (25 cm): 3 pontos
A ficha lançada que ficar dentro dos limites do círculo maior (50 cm): 2 pontos
A ficha lançada que ficar fora dos limites do círculo maior: -1 ponto
A ficha lançada que ficar sobre um dos raios de 25 cm ou 50 cm, não sendo totalmente clara a sua posição, valerá sempre a pontuação
maior.
A contagem dos pontos se dará após o lançamento de todas as fichas, somando-se os pontos positivos e subtraindo-se os negativos.


O JOGO DE ARGOLAS
O Jogo da Argola consiste em lançar três argolas de tamanhos diferentes em uma barra de ferro vertical que se encontra cravada no solo a uma distância de 5 metros . O objetivo é enlaçar a haste com as argolas, agregando pontos à equipe.

A CANCHA
A cancha para realização do jogo de Argolas deve ter 7 metros de comprimento por 2 de largura, com uma barra de ferro redonda de ½” (polegada) cravada ao solo, deixando para fora da terra 15cm, com a raia distante 5 metros da barra de ferro.

ARGOLAS
As 3 argolas são confeccionadas em ferro de ⅜” (polegada), com diâmetros diferenciados de 8 cm, 12 cm e 16 cm.

LANÇAMENTOS
Cada jogador lança as 3 argolas de diversos tamanhos em uma barra de ferro a uma distância de 5 metros, de tal forma que se encaixem na barra de ferro.

PONTUAÇÃO
A argola de 8 cm lançada, esta se encaixando na barra de ferro: 5 pontos
A argola de 12 cm lançada, esta se encaixando na barra de ferro: 3 pontos
A argola de 16 cm lançada, esta se encaixando na barra de ferro: 1 ponto
Todos os pontos serão computados após o lançamento das três argolas.

Formas de Pagamento
Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...
Ao usar esta loja virtual, você aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade